“Resistência, representatividade e autonomia: foi o recado do Intervenção das Mina. A proposta do Underground das Mina de São Carlos criou um espaço de discussão a partir do feminismo libertário, valorizando o faça-você-mesma e a auto-organização entre mulheres, em parceria com o coletivo Pé de Macaco S/A.

A participação das mulheres é uma questão recorrente nos espaços de contracultura e o “machismo no underground” foi um tema pautado em eventos anteriores, revelando as dificuldades de inserção, situações de opressão e reprodução do sexismo que as mulheres enfrentam. Nesse contexto, o Intervenção das Mina deu voz às mulheres em um espaço seguro e acessível para todas e todos da cidade, construindo com a Pé de Macaco S/A um novo formato de evento que possibilita a troca de conhecimento, debate e convivência.

Na Oficina de Zines, todas e todos puderam produzir seu próprio zine e entender como essa ferramenta descentraliza a informação e é capaz de propagar ideias para além da mídia hegemônica, difundindo o conhecimento de forma independente. Na Roda de Conversa, o eixo “violência de gênero” abriu espaço para mulheres compartilharem suas vivências, falando sobre todos os tipos de violência machista, a ineficiência das políticas públicas de enfrentamento à violência e como nós podemos resistir enquanto feministas. Várias minas contaram suas histórias de agressão, abuso e assédio em um momento que trouxe à discussão aquilo que normalmente a sociedade relega ao privado, que é nossa função tornar público e uma questão de responsabilidade coletiva. Para fechar, a Oficina de Auto-defesa aliviou a sensação de impotência diante das estatísticas brutais da violência contra as mulheres, apresentando técnicas que possibilitam às minas conhecerem sua própria força e reagirem pela sua sobrevivência e integridade física e emocional.

Sobrou muita ideia pra pensar nas próximas edições, vários zines no improviso, novos diálogos e construções, e a mensagem de que as minas vão continuar intervindo e fazendo valer a luta contra a opressão de gênero, fortalecendo os espaços autônomos da cidade.”

Texto de Cely Couto.
Cobertura fotográfica por Max Tomaz Souza.

INTERVENÇÃO DAS MINA

Sobre o autor

Pé de Macaco S/A

A Pé de Macaco S/A surgiu oficialmente em 2014, da união de amigos que começaram a se organizar pra produzir eventos musicais e conteúdos audiovisuais. O grupo abraça também causas sociais e políticas de São Carlos, além de sempre buscar fortalecer a cena cultural e independente.

Posts Relacionados