O apoio municipal às artes em São Carlos há tempos não passava por um momento de tão evidente abandono como o que pôde ser observado a partir de 2013. A Casa do HIP HOP Sanca surgiu em Abril de 2014 como uma guinada pela cultura de rua são carlense quando alguns rappers, entre eles Sara Donato, Karluz Magum e Guilherme Silva, da cidade, apoiados pela comunidade e por coletivos de cultura, ocuparam uma construção, há tempos abandonada pela prefeitura municipal, antes destinada ao Centro de Referência ao Idoso. A partir da ocupação, houve a revitalização do espaço e começaram a ser oferecidas oficinas de todo tipo, como capoeira, dança de rua, aulas voltadas para o ENEM. Havia horta comunitária, espaço para skatistas e ensinamentos sobre os pilares do HIP HOP. O espaço, antes abandonado, que era utilizado por usuários de drogas e havia se tornado ponto de prostituição estava sendo utilizado de fato para o convívio e desenvolvimento cultural da população, que tem sede de arte.


Infelizmente, na data de 09/07/14 foi coletivamente definida a retirada do Movimento HIP HOP do espaço, após ordem de reintegração de posse instaurada pelo município.

Sobre o autor

Pé de Macaco S/A

A Pé de Macaco S/A surgiu oficialmente em 2014, da união de amigos que começaram a se organizar pra produzir eventos musicais e conteúdos audiovisuais. O grupo abraça também causas sociais e políticas de São Carlos, além de sempre buscar fortalecer a cena cultural e independente.

Posts Relacionados